
Créditos: canalhp
Uma recente pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revela um aumento na taxa de desaprovação do governo do presidente Lula, atingindo 56%. Em contrapartida, 41% dos entrevistados expressaram aprovação à atual gestão, enquanto 3% preferiram não opinar ou não souberam responder.
Os dados da pesquisa sinalizam uma tendência de piora na avaliação do presidente. A avaliação negativa cresceu de 37% em janeiro, durante o último levantamento, para 41% no período atual. As opiniões positivas, por sua vez, registraram uma queda, passando de 31% para 27%. Adicionalmente, 29% dos participantes da pesquisa consideram a administração “regular”, um ligeiro aumento em relação aos 28% registrados anteriormente. Uma parcela de 3% optou por não responder ou não tinha opinião formada.
A pesquisa também aponta que essa deterioração nos índices de aprovação do presidente Lula se manifesta em diversas regiões do país, com destaque para o Nordeste, tradicional reduto de apoio ao Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente, 52% dos eleitores nordestinos aprovam o governo Lula, uma queda em relação aos 59% que manifestavam essa opinião em dezembro do ano passado. A desaprovação, por outro lado, aumentou de 37% para 46%.
Desde outubro do ano passado, a diferença entre aprovação e desaprovação no Nordeste diminuiu drasticamente, passando de 43 pontos percentuais para apenas seis pontos. Essa foi a maior perda de apoio sofrida por Lula em todas as regiões do país ao longo desses cinco meses.
A pesquisa da Quaest envolveu 2.004 entrevistas com cidadãos brasileiros de 16 anos ou mais, residentes em 120 municípios do país, realizadas entre os dias 27 e 31 de [mês]. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Com informações de TN On-line