Candidatos ao concurso do MPU devem verificar locais de prova no site da FGV. Detalhes sobre horários, documentos e itens permitidos e proibidos.
Créditos : Agência Brasil
Os candidatos ao concurso público do Ministério Público da União (MPU) já podem verificar os locais onde realizarão as provas, marcadas para o próximo domingo. A consulta está disponível no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca examinadora responsável pelo certame. Para acessar a informação, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). É imprescindível que o comprovante de inscrição e/ou do pagamento da taxa de inscrição seja guardado e apresentado no local de realização das provas ou sempre que solicitado pela organização do concurso.
,
As provas objetivas e discursivas para os cargos de analista e técnico do MPU serão aplicadas simultaneamente em todas as capitais do país. Os candidatos ao cargo de analista farão as provas no período da manhã, das 8h às 12h30, enquanto os candidatos ao cargo de técnico realizarão as provas à tarde, das 15h às 19h30, ambos os horários seguindo o fuso de Brasília.
,
Atenção: os portões de todos os locais de prova serão fechados com 30 minutos de antecedência ao início das provas. Portanto, os candidatos devem chegar até as 7h30 para as provas da manhã e até as 14h30 para as provas da tarde, sempre no horário de Brasília. A FGV ressalta, em seu edital, que é de total responsabilidade do candidato identificar corretamente seu local de prova e comparecer no horário estipulado, não sendo permitida a entrada após o fechamento dos portões.
,
Para a realização das provas, os candidatos deverão portar caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, documento de identidade original e o comprovante de inscrição. Serão considerados documentos de identidade válidos:
- Carteiras expedidas por secretarias de segurança pública, institutos de identificação, comandos militares e corpos de bombeiros militares;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteiras expedidas por órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.);
- Carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos que, por lei federal, valham como identidade;
- Passaporte brasileiro;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho.
,
Atenção: somente serão aceitos documentos originais com foto. Não serão aceitos como documentos de identidade certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, identidades infantis, documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados. Cópias de documentos de identidade, mesmo que autenticadas, e protocolos de documentos também não serão aceitos.
,
Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar o documento de identidade original por motivos de perda, roubo ou furto, deverá apresentar um documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido no máximo 30 dias antes da data da prova. Neste caso, o candidato será submetido a um processo de identificação especial, que incluirá a coleta de dados, assinatura e impressão digital em formulário próprio.
,
A FGV recomenda enfaticamente que os candidatos não levem para a sala de prova os seguintes objetos, sob pena de eliminação do concurso:
- Aparelhos eletrônicos: celulares, tablets, relógios, fones de ouvido, calculadoras;
- Materiais de escrita: lápis, lapiseiras, borrachas, marca-textos;
- Acessórios: chapéus, bonés, gorros, óculos de sol, protetores auriculares;
- Recipientes não transparentes: garrafas de água, embalagens de alimentos;
- Armas brancas: facas, tesouras, canivetes.
,
Se o candidato portar algum destes objetos, ao entrar na sala de aplicação da prova, deverá recolher todos os equipamentos eletrônicos e/ou materiais não permitidos em um envelope porta-objetos não reutilizável, que será fornecido pelo fiscal de aplicação. Este envelope deverá permanecer lacrado durante toda a realização da prova e só poderá ser aberto após o candidato deixar o local de prova.
,
No dia do concurso, os candidatos serão submetidos ao sistema de detecção de metais ao entrarem e saírem da sala de aplicação da prova e dos sanitários.
,
Em caso de ser constatado, a qualquer tempo, que o candidato usou objetos ou processos ilícitos, sua prova será anulada e o candidato será eliminado do processo seletivo.
,
O concurso do Ministério Público da União oferece 172 vagas para os cargos de técnico e analista, com prazo de validade de 2 anos. Do total de vagas, 10% serão reservadas para candidatos indígenas, quilombolas, ciganos e de povos/comunidades tradicionais, e 20% das vagas serão reservadas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos).
,
A remuneração inicial para o cargo de técnico é de R$ 8.529,65, enquanto a de analista é de R$ 13.994,78, com jornada de trabalho de 40 horas semanais para ambos os cargos.
,
De acordo com o edital do concurso, os candidatos aprovados e classificados poderão ser nomeados em qualquer unidade (procuradoria, promotoria ou escritório de representação) do MPU dentro da unidade federativa da vaga para a qual concorrem. Mais informações sobre o concurso público para o Ministério Público da União podem ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 e pelo e-mail concursompu2025@fgv.br.