O Paraná se prepara para uma queda acentuada nas temperaturas, com previsão de geadas após um período de chuvas intensas que superaram as médias históricas em diversas cidades.
Créditos: Canal HP
Após um período de intensas chuvas que levaram 11 cidades do Paraná a superarem suas médias históricas de precipitação para o mês de junho em apenas nove dias, o estado se prepara para uma nova onda de frio. A mudança climática, iniciada na noite da última segunda-feira (9), promete trazer temperaturas ainda mais baixas entre quarta e quinta-feira (11 e 12), com previsão de geadas em algumas regiões.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a massa de ar seco e frio de origem polar que avança pelo oeste do estado é a principal responsável pela queda nas temperaturas. Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar, explica: “Espera-se que, a partir das cidades da região oeste, as temperaturas entrem em declínio, e ao final do dia, na metade sul do Paraná, elas tenham índices menores que 10°C e entre 10°C e 14°C na metade norte. Em municípios próximos à divisa com Santa Catarina, os valores poderão ser ligeiramente abaixo dos 5°C”.
A variação de temperatura será notável em todo o estado. Em Guaraqueçaba, no litoral, onde a mínima na segunda-feira foi de 17°C, a previsão é de que os termômetros atinjam os 11°C ao longo da semana, representando uma queda de 6°C. Já em Palmas, no sudoeste, que registrou 7,4°C na manhã da segunda-feira, a mínima poderá chegar aos 3°C. A meteorologista Lizandro Jacobsen alerta para o risco de geadas, especialmente no centro-sul do estado: “Na terça, as temperaturas permanecem abaixo dos 10°C no amanhecer em quase toda a área do estado, mas é entre quarta e quinta-feira que faz mais frio. Inclusive, aumenta o risco de formação de geada, especialmente no centro-sul, entre Guarapuava, Palmas, Clevelândia, União da Vitória e também em General Carneiro”.
Além das regiões já mencionadas, há possibilidade de geada fraca nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba, com temperaturas próximas aos 5°C no amanhecer. A previsão é de que a onda de frio persista até o final da semana, com tempo seco predominando em grande parte do estado. “Apenas no Litoral é que ainda teremos uma maior variação de nuvens, mas nas outras áreas do Paraná o predomínio será de sol. Mesmo assim, as temperaturas não conseguem alcançar valores muito elevados durante o período da tarde”, ressalta Jacobsen.
Impacto das Chuvas Recentes
Antes da iminente onda de frio, o Paraná enfrentou um período de chuvas intensas. Na madrugada da última segunda-feira, destacaram-se os volumes acumulados em Cianorte e Cruzeiro do Iguaçu, com cerca de 35 mm em apenas uma hora. Em Londrina, Ventania e Antonina, os acumulados chegaram a 54 mm, enquanto na capital, Curitiba, o acumulado entre sábado e domingo foi de aproximadamente 49 mm.
A intensidade das chuvas levou 11 cidades a ultrapassarem suas médias históricas para todo o mês de junho em apenas nove dias. Entre elas, destacam-se Altônia, Antonina, Capanema, Cambará, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Jaguariaíva, Maringá, Pinhão e São Miguel do Iguaçu. Em Antonina, por exemplo, a média histórica é de 126,6 mm, mas já foram registrados 155 mm de chuva neste período.
- Altônia: Média de 64,1 mm, acumulado de 76 mm
- Antonina: Média de 126,6 mm, acumulado de 155 mm
- Capanema: Média de 105,1 mm, acumulado de 122,6 mm
- Cambará: Média de 60,5 mm, acumulado de 61,2 mm
- Campo Mourão: Média de 92,8 mm, acumulado de 128,4 mm
- Cornélio Procópio: Média de 67,8 mm, acumulado de 78,2 mm
- Foz do Iguaçu: Média de 89,8 mm, acumulado de 118,6 mm
- Jaguariaíva: Média de 90,9 mm, acumulado de 100,2 mm
- Maringá: Média de 80,9 mm, acumulado de 89,8 mm
- Pinhão: Média de 165,7 mm, acumulado de 175 mm
- São Miguel do Iguaçu: Média de 110,7 mm, acumulado de 143 mm