Renato Gaúcho utilizou a derrota do Flamengo para o Bayern como lição para o Fluminense antes do jogo contra a Inter, enfatizando a importância da concentração e adaptação tática.

Às vésperas de um confronto crucial contra a Inter de Milão, válido pelas oitavas de final do Mundial de Clubes, o técnico Renato Gaúcho revelou ter utilizado a recente derrota do Flamengo para o Bayern de Munique como um caso prático para o elenco do Fluminense. A partida, que terminou com o placar de 4 a 2 favorável aos alemães, serviu de exemplo para ilustrar a importância da concentração e da aplicação tática em jogos de alto nível.
Em declarações durante a coletiva de imprensa que antecedeu o embate com o time italiano, Renato Gaúcho detalhou sua abordagem pedagógica: ‘Eu mostro muitos vídeos para os meus jogadores, mostro o que acontece nos outros jogos. Hoje eu assisti o jogo do Flamengo e estava com alguns jogadores. As coisas acontecem no campo e mostro para eles: ‘tá vendo? Olha o que acontece quando você não se concentra”. O treinador enfatizou a necessidade de manter o foco e a atenção durante toda a partida, ressaltando que deslizes podem ser fatais, especialmente em competições de grande porte.
O técnico também criticou a postura do Flamengo em certos momentos do jogo contra o Bayern, mencionando a insistência em jogadas elaboradas em detrimento de soluções mais pragmáticas. ‘Não adianta querer sair jogando bonito. É bonito para o torcedor, mas às vezes você precisa dar o chutão’, afirmou, defendendo a importância de adaptar a estratégia de jogo às circunstâncias e de priorizar a eficiência em detrimento da estética.
Apesar de reconhecer a força da Inter de Milão, Renato Gaúcho garantiu que o Fluminense não pretende abdicar de seu estilo de jogo característico. ‘No futebol uma equipe é a favorita, mas dentro de campo é diferente. Você tem que estar preparado para o jogo. O favoritismo entra na cabeça do jogador ou não. Falo para eles respeitarem o adversário e respeitamos sempre, mas vamos jogar também, não vamos mudar a maneira de jogar com todo respeito a Inter. Vamos brigar, lutar, 90, 120 minutos, pênaltis. O objetivo é passar de fase’, declarou, transmitindo confiança e determinação.
Além das questões táticas, Renato Gaúcho abordou a situação física do elenco, destacando a importância da possível escalação de Thiago Silva, a quem se referiu como um líder e um ‘treinador dentro de campo’. O treinador também celebrou a recuperação de Soteldo, que poderá ser utilizado durante a partida, mesmo não estando em sua plena forma física. ‘Temos que dar parabéns ao DM e fisioterapeutas, ao Filé, um gênio, recuperou o Soteldo. Ele não esta 100%. Não treinou na maioria dos dias com o grupo, só os últimos 2, 3 dias que estava com os demais companheiros. Sem duvida com 15, 20, 30 minutos, vai ajudar bastante. Vai concentrar, vai para o banco, e se precisarmos dele é um jogador de alto nível, acostumados a jogos grandes e se precisar de uns minutos vai ajudar’.
Por fim, o treinador comentou sobre as possíveis paralisações do jogo devido às condições climáticas adversas, ressaltando a importância de manter a concentração e o foco, mesmo diante de interrupções. ‘No Brasil joga com chuva, raio, com tudo. Aqui tem um raio a 10km para, são as regras e temos que nos comportar. Não posso fazer nada. O mais importante é que se parar, o time tem que voltar com foco para o campo. Depois, independente dos minutos, tem que estar concentrado. No futebol as coisas acontecem em 10, 15, 3 segundos’, finalizou.




