Samsung enfrenta desafios com processo de 1,4nm e considera cancelamento

Problemas no processo de 1,4nm da Samsung Foundry
Créditos: Adrenaline

A Samsung, gigante sul-coreana da tecnologia, enfrenta um momento de incerteza em relação ao desenvolvimento de seus processos de fabricação de chips. Rumores recentes indicam que, além das dificuldades já conhecidas com o processo de 3nm (SF3), a empresa também estaria encontrando obstáculos significativos no avanço de sua tecnologia de 1,4nm (SF1.4). A situação é tão delicada que a possibilidade de cancelamento completo deste novo processo não está descartada.

Embora a Samsung não tenha emitido nenhum comunicado oficial sobre os problemas em sua divisão Foundry, o histórico recente da empresa já levanta algumas preocupações. A paralisação da produção de chips em 5nm e 7nm devido à baixa demanda, juntamente com as críticas da NVIDIA em relação à tecnologia para HBM da Samsung, são indícios de que nem tudo está correndo como o esperado.

O cancelamento do processo de 1,4nm teria um impacto considerável na imagem da Samsung. De acordo com dados do Korea Economic Daily, a fatia de mercado da empresa na fabricação de chips já sofreu uma queda, atingindo 8,2%, enquanto a TSMC domina o segmento com 67,1%. A dificuldade em atrair grandes clientes e os problemas no desenvolvimento de tecnologias futuras podem comprometer a capacidade da Samsung de competir a longo prazo, especialmente em um cenário onde a demanda por chips avançados impulsionada pela inteligência artificial (IA) está em constante crescimento.

O vazamento sobre os problemas no processo SF1.4 da Samsung foi divulgado por @jukanlosreve, que inclusive levanta a possibilidade de fechamento da Samsung Foundry. No entanto, o Korea Economic Daily prevê, inicialmente, uma reestruturação na divisão de fabricação de componentes da empresa. Além disso, a Samsung também demonstra interesse em aumentar a produtividade com chips avançados e atrair mais clientes para a produção de componentes focados em IA. A empresa busca se fortalecer em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.

Processos SF2A e SF2Z: Focados em chips automotivos, continuam em desenvolvimento.

Exynos 2600: Continua a ser criado com litografia SF2 de 2nm.

Equipe Exynos: Pode ser transferida para a divisão Mobile Experience da Samsung, visando alinhar o trabalho com os esforços da empresa no segmento de celulares.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Seja um reporter BRConnect

weather icon

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x